Sobre a BVS-Psi ULAPSI Brasil

Inauguração da Estação BVS-Psi Caratinga

A Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (BVS-Psi) participou da inauguração da Estação BVS – Caratinga, no dia 23 de março de 2007, na Universidade de Caratinga, Minas Gerais, sob a coordenação de Lafaiete da Silva Carvalho, diretor do Sistema de Bibliotecas da Universidade. A Estação BVS é um projeto do Ministério da Saúde, com o apoio da BIREME, sob a coordenação de Secretaria Executiva, por meio da Coordenação Geral de Documentação e Informação, representado por Eliane Pereira dos Santos. A Estação BVS tem como objetivo promover o acesso livre e gratuito à informação técnico-científica gerada pelas instituições acadêmicas e do Sistema Único de Saúde (SUS).  Nas Bibliotecas Virtuais do Ministério e da BIREME o usuário pode navegar por mais de 15 milhões de referências em bases de dados nacionais e internacionais, como LILACS, MEDLINE, Biblioteca Cochrane, SciELO, ScienTI e outras bases relevantes para o pesquisador.

Líderes no lançamento da Estação BVS Caratinga

Especialmente dedicada à área da Psicologia, a BVS-Psi possibilita o acesso a mais de 30.000 referências de artigos de revistas científicas, sendo que mais de 2.400 registros apontam para o texto completo do artigo. O usuário pode obter informações e o resumo de 4.800 dissertações e teses específicas da área, tendo acesso a mais de 650 trabalhos com texto completo. Uma das mais importantes fontes de informação da BVS-Psi é o Portal de Revistas de Psicologia – PEPSIC, que publica atualmente 33 títulos, dando o acesso aberto a mais de 150 fascículos das revistas latino-americanas.                                   

Da esquerda para a direita: André Serradas (Vice-coordenador da BVS-Psi), Eliane Pereira dos Santos (Coordenadoria Executiva do Ministério da Saúde), Lafaiete da Silva Carvalho (Coordenador do Sistema de Bibliotecas da UNEC), Chirstiane Assis Bezerra (Jornalista do Depto. de Comunicação da UNEC) e Rosemeire Rocha (Analista de Informação, BIREME)


Da esquerda para a direita: André Serradas (Vice-coordenador da BVS-Psi), Eliane Pereira dos Santos (Coordenadoria Executiva do Ministério da Saúde), Lafaiete da Silva Carvalho (Coordenador do Sistema de Bibliotecas da UNEC), Chirstiane Assis Bezerra (jornalista do Depto. de Comunicação da UNEC) e Rosemeire Rocha (Analista de Informação, BIREME)

               Na sessão solene de inauguração da estação BVS, a importância do acesso aberto foi reiterada por todos os membros da mesa e a socialização do conhecimento que a BVS-Psi está promovendo, a partir da criação da rede latino-americana de informação na área, foi enfatizada na fala da coordenadora técnica da BVS ULAPSI.       

Estação BVS Caratinga - Ministério da Saúde / BVS-Psi

                Como parte das atividades foram oferecidas capacitações no uso da BVS BIREME, BVS Saúde Pública e BVS-Psi Psicologia para 180 usuários que tiveram oportunidades de aprender como buscar a informação técnico-científica de forma rápida e eficiente.

O evento marcou também a aproximação da BVS-Psi com o Ministério da Saúde que resultará em parceria no trabalho de expansão do projeto Biblioteca Virtual e garantirá a presença da BVS-Psi no lançamentos de outras Estações BVS.

Ministério da Saúde:http://www.saude.gov.br
Universidade de Caratinga (UNEC), Minas Gerais:http://www.unec.edu.br/
BIREME:http://www.bireme.br/
BVS-Psi Brasil:http://www.bvs-psi.org.br/

BVS

BVS-Psi Brasil 
Biblioteca Virtual em Saúde Psicologia (Brasil) 
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - 05508-030 - São Paulo - SP - Brasil
Telefones: (55 11) 3091-4391 / (55 11) 3091-4392 - Fax: (55 11) 3091-4392