BVS-Psi Brasil

BVS Psicologia Brasil

Sobre a BVS-Psi Brasil

Ata da 1ª Reunião - abril 2001

Data: 16/04/01 - 09:30 às 12:30
Local: Conselho Regional de Psicologia - 6ª Região - São Paulo, SP

Pauta sugerida:

Informações gerais
Formalização do Comitê Consultivo Nacional da Biblioteca Virtual de Psicologia
Iniciativas para captação de recursos
Fontes de Informações a serem incluídas na BVS-Psi

Participantes:

Abel Packer - BIREME
Acácia A. A. Santos - ABRAPEE
Cecília Pescatori Alves - ABRAPSO
Fábio Souza Santos e Marcelo Morais Cardoso - CONEP
Geraldina Porto Witter - ABRAPEE
Heliane Graff - FENAPSI
Isabel Cristina Dib Bariani - ABRAPEE - 1ª Tesoureira
Marcos Ribeiro Ferreira - CFP
Maria Imaculada C. Sampaio e Aparecida Angélica Z. Paulovic Sabadini - ReBAP
Olavo de Faria Galvão - SBP
Oswaldo H. Yamamoto - ANPEPP
Silvia Helena Koller - SBPD
Ausentes:ABPJ e ABEP

Comunicação do Vice Presidente do CFP - O Prof. Marcos Ferreira inicia a reunião reforçando a necessidade de se criar a Biblioteca Virtual de Saúde - Psicologia (BVS-Psi), enquanto espaço centralizador das fontes de informações científicas na área, e dando maiores esclarecimentos sobre a importância de o Comitê Consultivo Nacional, órgão responsável pelo gerenciamento da BVS-Psi, ser composto por entidades nacionais de Psicologia. Sendo assim, o Comitê Consultivo Nacional da BVS-Psi foi formalizado, contando com a participação do Fórum Nacional de Instituições de Psicologia, a Rede de Bibliotecas da Área de Psicologia - ReBAP e a BIREME.

Comunicação do Diretor da BIREME - Sr. Abel Packer expõe sobre o papel das Bibliotecas Virtuais, enfatizando que tratam-se de espaços virtuais onde as fontes especializadas de informação devem convergir. Segundo o diretor da BIREME, a BVS é 'visualizada como a base distribuída do conhecimento científico e técnico em saúde, registrado, organizado e armazenado em formato eletrônico nos países da Região, acessíveis de forma universal na Internet de modo compatível com as bases internacionais'. Tais fontes de informações necessitam de rigorosos controles de qualidade, assim como de estratégias para o seu desenvolvimento, e é nesse sentido que o Comitê Consultivo tem um papel fundamental. O Comitê Consultivo tem a mesma função equivalente ao de um Conselho Editorial para uma revista científica. O Comitê não é o responsável pela produção da informação disponibilizado na Biblioteca Virtual, porém deve agir como facilitador dessa produção. O Comitê deverá reunir-se periodicamente para discussão do andamento da Biblioteca Virtual, entretanto muitos itens podem ser adiantados através de Lista de Discussão que deverá ser criada para essa finalidade.

O Prof. Marcos Ferreira propõe então três reuniões durante o ano 2001, no final desse período a BVS-Psi deverá estar plenamente estabelecida. As reuniões serão acopladas às reuniões do Fórum.

O Lançamento oficial da BVS-Psi ficou marcado para os dias 23-26 de maio de 2001, durante o II Congresso Norte Nordeste de Psicologia. A Diretora da Biblioteca do IPUSP pediu para que os itens 3 e 4 da pauta fossem invertidos, sendo que primeiro seria tratado o item referente às Fontes de Informações a serem incluídas na BVS-Psi e, em seguida seria discutida a captação de recursos.

FONTES DE INFORMAÇÃO A SEREM INCLUÍDAS NA BIBLIOTECA VIRTUAL
1. Diretório de Instituições de Ensino da Psicologia

A base de dados foi elaborada em ACESS e poderá ser incluída na BVS-Psi para o lançamento oficial, ficando sob a responsabilidade da ReBAP a manutenção do instrumento. A metodologia e treinamento para alimentação da base serão fornecidos pela BIREME.

2. Terminologia em Psicologia

O vocabulário controlado em Psicologia será utilizado como ferramenta para uso na indexação e recuperação de artigos de revistas científicas, livros, anais de congressos, relatórios técnicos e outros tipos de materiais disponibilizados na Biblioteca Virtual de Psicologia. A Sra. Maria Imaculada Cardoso Sampaio relatou que a Biblioteca do Instituto de Psicologia da USP conta hoje com mais de 4.000 termos, definidos para indexação de seu acervo, que poderão ser disponibilizados imediatamente na BVS-Psi. Os termos estão cadastrados na base de dados THES do ISIS e possuem a tradução para o inglês e alguns (quando foram adaptados do Tesauro da APA) contam com a nota explicativa. Os termos encontram-se devidamente hierarquizados. A Profª. Geraldina Porto Witter informou que uma orientanda sua, lingüista, está desenvolvendo uma tese sobre a terminologia da APA e que seria interessante que essa especialista pudesse participar do trabalho de elaboração da terminologia da área. O prof. Oswaldo H. Yamamoto disse que existe um grupo trabalhando com terminologia e que também seria interessante contatá-los. Sugeriu-se que fosse criado um Grupo Técnico para a tarefa de definição dessa terminologia e que o contato com os integrantes do Grupo ficaria sob a responsabilidade da Sra. Imaculada, após receber os nomes e telefones para contato que serão fornecidos pela Profª. Geraldina e prof. Oswaldo. Discutiu-se também a necessidade de se estabelecer contato com a APA para efeito de autorização no uso dos termos definidos para o seu Tesauro. A Profª. Silvia Koller disse que solicitaria essa autorização à APA.

3. Catálogo de Periódicos de Psicologia

Concluiu-se que o catálogo deverá contar com títulos nacionais e internacionais. O critério para inclusão do título será norteado pela indexação da revista no Index Psi Periódicos (para os títulos nacionais) e na base de dados PsycINFO e ERIC (para os títulos internacionais). A Sra. Imaculada informou que o levantamento dos títulos já fora feito pela Biblioteca do IP e que, após alguns ajustes, esses títulos poderiam ser incluídos no Catálogo. Objetivando tornar o Catálogo mais completo será efetuado um levantamento entre as Bibliotecas da ReBAP, visando conhecer qual biblioteca possui o título e o acervo disponível. Serão registrados dados de indexação, disponibilização no Portal da SciELO, CAPES ou ProBE, links com os sites das revistas, além do acervo disponível nas bibliotecas da Rede. A profª. Cecília Pescatori falou da importância de se iniciar os projetos da BVS-Psi buscando atender aos deficientes visuais e que muitos desses recursos poderiam contar com tecnologia para tradução dos textos em linguagem apropriada a essa comunidade. Foi sugerido que a ABRAPSO, a partir do levantamento de informações junto à Itautec, apresente um projeto especialmente voltado à adequação das informações da BVS-Psi aos deficientes. A Sra. Imaculada buscará informações sobre o projeto Braille da USP. Finalizando a discussão desse item concordou-se que será possível disponibilizar o Catálogo de Periódicos de Psicologia na BVS-Psi para o seu lançamento oficial, em maio e que a organização do instrumento ficará sob a responsabilidade da ReBAP. A BIREME fornecerá a metodologia e o treinamento para inclusão do recurso na BVS-Psi.

4. Teses com textos completos

Após discussão sobre as dificuldades em se disponibilizar textos completos de teses na Internet, devido aos problemas com direitos autorais e com a falta de uma política nacional em relação à apresentação dos trabalhos nas diversas instituições, chegou-se ao consenso que o momento é inoportuno para o projeto, ficando descartado, por hora, da BVS-Psi.

5. Normas para orientação do produtor do trabalho científico

Discutiu-se a necessidade do estabelecimento de normas que orientem o produtor do trabalho científico em relação às referências bibliográficas, citações no texto e notas de rodapé. A editora Art Med lançou recentemente uma versão do Manual de Publicação da American Psychological Association, que vem gerando polêmica entre os editores das revistas na área. A 'Comissão para Avaliação de Revistas Científicas em Psicologia' ficou responsável pela verificação da tradução e fará suas observações em reunião marcada para 05/05 em Brasília, quando então o problema do Manual será discutido. A Profª. Silvia Koller colocará a necessidade de se sugerir normas para a padronização de documentos científicos na pauta dessa reunião. Concordou-se que a BVS-Psi deverá contar com item referente à normalização de documentos, entretanto o recurso será colocado como sugestão e não como norma a ser seguida na área.

6. SciELO Psi

Discutiu-se sobre a possibilidade de inclusão de novos títulos na SciELO e o Sr. Abel informou que todas as revistas indexadas na PsycINFO são automaticamente aprovadas para entrada na SciELO e sugeriu que a Comissão de Avaliação das Revistas em Psicologia faça a interpretação dos critérios para seleção das revistas SciELO e que encaminhe sugestões para o Comitê. Sugeriu-se o convite a um membro da Comissão para participação na reunião de junho do Comitê e o Sr. Abel disse que vai verificar tal possibilidade.

7. Legislação em Psicologia

O CFP ficará responsável pela redação dos textos que entrarão na BVS-Psi para o lançamento oficial em maio próximo. O Sr. Abel informou que os textos completos a serem disponibilizados na BVS-Psi devem, obrigatoriamente, passar por rigoroso controle de qualidade, e que esse controle poderá ficar sob a responsabilidade de uma instituição.

8. Diretório de pesquisadores

Será criado a partir de extrato da plataforma Lattes, banco de currículos dos pesquisadores brasileiros, desenvolvido pelo CNPq. O CFP fará a verificação junto ao CNPq da possibilidade de extração dos dados dos pesquisadores da área de Psicologia.

9. Textos completos

Decidiu-se que o CFP ficará responsável pela formação de uma comissão de pareceristas para avaliação dos textos completos a serem incluídos na BVS-Psi. Os textos aprovados para premiações, por terem sido submetidos à revisão pelos pares, poderão entrar automaticamente na BVS-Psi. Os textos considerados subsídios para o ensino da psicologia serão arbitrados pela ABEP e CFP.

10. Diretório de Vídeos sobre a história da Psicologia

Entrarão em forma de base de dados referencial e ficará sob a responsabilidade do CFP. A metodologia e treinamento serão fornecidos pela BIREME.

11. E-BOOKS

Livros que não serão mais reeditados, cujos autores, ou detentores dos direitos autorais, derem autorização para que sejam publicados online poderão ser incorporados à BVS-Psi. O CFP possui alguns E-Books para disponibilização imediata.

12. Galeria de Psicólogos

Trata-se da versão online do 'quem é quem na Psicologia', sendo possível a inclusão de grande parte da galeria para a inauguração da BVS-Psi. Responsabilidade do CFP, com o apoio da BIREME.


13. Diretório de Entidades de Psicologia

O CFP possui o registro de, aproximadamente, 60 entidades de Psicologia.  O CFP solicitará às entidades informações para composição do diretório.      Essas informações incluem: nome da entidade, objetivos e pequeno histórico da instituição. Não ficou definido quem se responsabilizará pela construção do diretório, provavelmente o CFP.

Os itens abaixo foram colocados como necessários para a manutenção da BVS-Psi, entretanto é necessário uma discussão mais ampla de sua natureza e conteúdo. Serão debatidos na Lista de Discussão da BVS-Psi:

Catálogo Nacional de Livros na Área.
Localizador de informação na Internet.

Captação de recursos

O Prof. Marcos Ferreira enfatizou a necessidade de se captar recursos para a criação das fontes de informação, assim como, para sua manutenção. Sugeriu-se que o Fórum desenvolva projetos específicos para os diversos itens visando a captação desses recursos.

Outros itens discutidos

O Sr. Abel Packer reafirmou a necessidade de se criar um plano de marketing para divulgação da BVS-Psi. A Profª. Silvia Koller informou aos participantes sobre o projeto: 'Divulgação das Biblioteca Virtual de Saúde - Psicologia e Periódicos Científicos Nacionais' que está sendo desenvolvido por uma equipe convidada pelo CFP com a participação da ReBAP, cujo objetivo é a ampla divulgação da BVS-Psi e dos periódicos da área, assim como, habilitar o psicólogo e estudioso da Psicologia no uso das fontes específicas de informação, a partir da capacitação de elementos multiplicadores em todo o Brasil. O projeto prevê a emissão de cartazes e folders informativos, além de um CD-ROM que será utilizado para a capacitação dos multiplicadores.
Hospedagem da BVS-Psi: O Sr. Abel informou que a BIREME poderá hospedar a BVS-Psi até que ela esteja plenamente estabelecida, acreditando ser precoce sua administração por terceiros.   

Necessidade de criação e registro de um domínio na Internet para a BVS-Psi.   

Criação de uma matriz de acompanhamento dos recursos desenvolvidos para BVS-Psi, apontando os responsáveis pela criação e manutenção.

Por último, decidiu-se pela inclusão do S de Saúde no nome oficial da Biblioteca Virtual de Psicologia, sendo que a mesma será chamada: Biblioteca Virtual de Saúde - Psicologia (BVS-Psi).

O Sr. Abel designará um profissional da BIREME para o acompanhamento e treinamento do pessoal responsável pela alimentação da BVS-Psi.

Nada mais tendo a discutir, agradeceu-se a presença de todos e deu-se por encerrada a reunião da qual lavrou-se esta ata.

BIBLIOTECA VIRTUAL DE SAÚDE - PSICOLOGIA - BVS-Psi
MATRIZ DOS PROJETOS

Projetos    Entidade Responsável   Status
MATRIZ DOS PROJETOS  ReBAP     Em Operação
Index Psi Periódicos  ReBAP     Em Operação
Lilacs    ReBAP     Em Operação
Scielo - Psi   BIREME     Em Operação
Scad    BIREME     Em Operação
Diretório de Instituições de Ensino ReBAP    Previsão = maio/01
Terminologia em Psicologia  ReBAP + Grupo Técnico   Previsão = experimental - maio
Periódicos em Psicologia  ReBAP     Previsão = maio/01
Legislação em Psicologia  CFP     Previsão = maio/01
Textos Completos   CFP     Previsão = maio/01
Vídeos em Psicologia  CFP     Previsão = maio/01
E-Books    CFP     Sem Previsão
Galeria de Psicólogos  CFP/ ReBAP    Previsão = maio/01
Entidades de Psicologia  CFP     Previsão = maio/01
Catálogo de Livros   ReBAP / CFP    Sem Previsão
Localizador de Informação  A Definir     Sem Previsão

COMITÊ CONSULTIVO NACIONAL
BIBLIOTECA VIRTUAL DE PSICOLOGIA - BVS-Psi

BVS

BVS-Psi Brasil
Biblioteca Virtual de Psicologia (Brasil)

Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bl. C
05508-030 - São Paulo - SP - Brasil
Tel: (55 11) 2648-0363 / 3091-4391 - Fax: (55 11) 3091-4392
E-mail: bvs@bvs-psi.org.br