BVS-Psi Brasil

BVS Psicologia Brasil

Sobre a BVS-Psi Brasil

Ata da 2ª Reunião - setembro 2001

Data: 14/09/01 - 09:30 às 12:30
Local: Conselho Regional de Psicologia - 6ª Região - São Paulo, SP

Pauta sugerida:

Relacionamento com a BIREME
Hospedagem e manutenção da BVS-Psi
Index Psi Livros
Index Psi Periódicos e LILACS
Terminologia em psicologia
Projeto de divulgação da BVS-Psi
Financiamento da BVS-Psi
BVS-Psi para a América Latina
Iniciativas para o profissional Psi
Cursos de Psicologia
Diretório de Entidades

Participantes:

Cecília Pescatori Alves - ABRAPSO
Fábio Souza Santos e Roberta Messias Alcântara Tupinamba - CONEP
Heliane Graff - FENAPSI
Marcos Ribeiro Ferreira - CFP
Maria Imaculada C. Sampaio - ReBAP
Maria Lúcia L. de Moura - ANPEPP
Regina C. Figueiredo de Castro - BIREME
Silvia Helena Koller - SBPD

1. Relacionamento com a BIREME

O vice presidente do CFP, Dr. Marcos Ferreira, indagou sobre qual seria o relacionamento da BVS-Psi com a BIREME, uma vez que sua administração ficaria, a partir de agora, sob a responsabilidade do Comitê. A Srª. Regina de Castro informou que a BIREME tem com o papel de facilitadora das atividades das Bibliotecas Virtuais em Saúde, oferecendo a metodologia para a criação e manutenção das diversas BVS, assim como treinamento para o seu gerenciamento.

2. Hospedagem e manutenção da BVS-Psi

O CFP está contratando os serviços de uma empresa para hospedagem da BVS-Psi. Estão sendo contratados, também, os serviços de um analista que ficará responsável pelo gerenciamento do site da BVS-Psi. As fontes serão produzidas e mantidas por agentes da Rede de Bibliotecas da Área de Psicologia - ReBAP e do Comitê Consultivo Nacional. A Srª. Regina de Castro orientou para a elaboração da matriz de responsabilidades, contendo os projetos em andamento e as responsabilidades, além do cronograma de execução das atividades.

3. Index Psi Livros

Está sendo desenvolvido uma ferramenta que permitirá a alimentação do Index Psi Livros diretamente pelas editoras, sendo que a biblioteca do IPUSP ficará responsável pela revisão dos dados cadastrados e liberação do registro. A meta é a de se incluir todo o catálogo das editoras parceiras, além da inclusão de novas editoras no projeto. A A3D está desenvolvendo a ferramenta que permitirá o cadastramento online pelas editoras.

4. Index Psi Periódicos e LILACS

A PUCCAMP está atualizando o Index Psi Periódicos com os periódicos referentes ao ano de 1999 e 2000. A atualização, a partir do ano 2001, assim com a complementação do título no Index ficarão sob a responsabilidade da Rede de Bibliotecas na Área de Psicologia - ReBAP. A biblioteca do IPUSP indexa, atualmente, 20 títulos para a LILACS. Essa atividade também será distribuída entre as bibliotecas da ReBAP. Para tanto foi efetuado em junho do corrente ano um treinamento para indexação na metodologia LILDBI-Web, oferecido pela BIREME. A idéia é que cada biblioteca fique responsável pelos títulos de revistas da sua instituição, ou de sua região, fazendo a indexação para a LILACS e para o Index Psi Periódicos. Os registros serão encaminhados ao coordenador da Rede (SBD/IPUSP) Que fará o envio para a LILACS e para a PUCCAMP, responsável pela coordenação do Index. Para que a atividade possa ser iniciada imediatamente é necessário que as bibliotecas que participaram do treinamento possam fazer seus exercícios. As bibliotecárias do IPUSP também deverão fazer seus exercícios pois são responsáveis pelo treinamento para as outras bibliotecas da Rede. Após início das atividades conjuntas novos títulos deverão ser incluídos na LILACS, uma vez que os editores estão solicitando indexação na base.

5. Terminologia na área de Psicologia

Temos mais de 3000 termos na base de Terminologia, com possibilidades de inclusão de mais 1000 termos, em português e em inglês. A profª Ana Nilce, especialista em terminologia Psi tem disponibilidade para trabalhar no projeto. As primeiras etapas do projeto são a compatibilização da terminologia utilizada pela biblioteca do IPUSP, a utilizada pela PUCCAMP e a disponível no DECS, assim como a inclusão de notas de escopo e a tradução dos termos para o espanhol. O projeto necessita de alguns ajustes para ter início, uma vez que não dispomos dos valores solicitados para pagamento de pessoal e teremos que trabalhar com pessoal da ReBAP e do Comitê Consultivo. O Comitê ficará responsável pela certificação dos termos. Resumindo, o projeto da terminologia precisa contemplar: compatibilização com o DECS; ampliação a partir do tesauro da APA; validação pelo Comitê; tradução dos termos para o espanhol, visando a integração dos países Latino Americanos nas atividades da BVS-Psi. A compatibilização com o DECS assegurará visibilidade à terminologia, uma vez que a BIREME fará sua difusão na América Latina. A Srª. Regina de Castro disse que irá marcar uma reunião com a Srª. Maria Imaculada e o analista da BVS-Psi para dar encaminhamento aos projetos em andamento, e que na ocasião a terminologia Psi será discutida com Elenice de Castro, que trabalho com o DECS da BIREME.

6. Projeto de divulgação da BVS-Psi

O CD Rom de divulgação da BVS-Psi e dos periódicos nacionais encontra-se em fase final de execução. Mesmo de forma experimental, a profª. Silvia Koller promoveu um workshop para capacitação de equipes intermediárias com resultados além o esperado. O projeto,cujos objetivos são:

(a) disseminar informações sobre e incentivar o uso dos periódicos científicos nacionais (características, contatos, formas de submissão de originais e obtenção);

(b) disseminar informações e habilitar para o uso da Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-Psi), do IndexPsi (periódicos e livros), e das demais fontes de informação disponíveis eletronicamente, de forma contínua. Discutiu-se a possibilidade de se inserir o CD na BVS-Psi como tutorial. A Srª. Regina de Castro disse para a Srª. Imaculada levar o CD para a próxima reunião com a equipe da BIREME para que a disponibilização possa ser discutida com os técnicos.

7. Financiamento da BVS-Psi

Discutiu-se a necessidade de se captar recursos para a manutenção da BVS-Psi. O Comitê necessita definir um grupo que ficará encarregado pela captação de recursos para a continuidade dos projetos. O Dr. Marcos Ferreira colocou que necessitamos recorrer as agências de fomento na busca por recursos e que poderia, juntamente com a Srª. Maria Imaculada, preparar um projeto visando a captação de recursos.

8. BVS-Psi para a América Latina

O Dr. Marcos Ferreira colocou que estivera em reunião com a União Latino Americana de Psicólogos - ULAPsi e que percebeu grandes possibilidades para integração dos países da América Latina nos projetos da BVS-Psi. Houve consenso em relação a importância dessa integração, porém todos concordaram que a BVS-Psi precisa estar mais consolidada antes de se estudar a integração.

9. Iniciativas para o profissional Psi

O Dr. Marcos resgatou o compromisso inicial da BVS-Psi com o profissional Psi e a representante da FENAPSI, Heliane Graff, ficou encarregada de detectar as necessidades específicas do psicólogo, em relação às fontes de informação, e apresentá-las ao Comitê.

10. Cursos de Psicologia

A ABEP poderá se responsabilizar pela manutenção dos cursos de Psicologia em nível de graduação. Quanto aos cursos de pós graduação poderiam ficar sob a responsabilidade da ANPEPP.

11. Diretório de Entidades

O Sr. Fábio, representante do CONEP irá verificar junto ao próprio CONEP a possibilidade desse órgão assumir a coordenação do diretório de entidades.
Os próximos encaminhamentos dependem, de imediato, da definição em relação ao servidor que abrigará a BVS-Psi e da reunião entre a Srª. Regina de Castro, Srª. Maria Imaculada, analista da BVS-Psi e equipe da BIREME.

São Paulo, 14 de setembro de 2001

BVS

BVS-Psi Brasil
Biblioteca Virtual de Psicologia (Brasil)

Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bl. C
05508-030 - São Paulo - SP - Brasil
Tel: (55 11) 2648-0363 / 3091-4391 - Fax: (55 11) 3091-4392
E-mail: bvs@bvs-psi.org.br