BVS-Psi Brasil

BVS Psicologia Brasil

Sobre a BVS-Psi Brasil

Ata da 4ª Reunião - setembro 2005

Ata da 4ª Reunião do Comitê da BVS Psicologia (11/09/2005)

Data:11 setembro de 2005
Local: Conselho Regional de Psicologia – São Paulo – CRP/06

Aos onze dias do mês de agosto do ano de dois mil e cinco, reuniram-se, na Sede do Conselho Regional de Psicologia – São Paulo – (CRP-06), às 14 horas, a coordenadora do Fórum Nacional das Entidades da Psicologia Brasileira e representante da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia - ABEP – Mariza Monteiro Borges, a Conselheira presidente do Conselho Federal de Psicologia - CFP, Ana Mercês Bahia Bock, a Conselheira editora da revista Psicologia: Ciência e Profissão, Acácia Aparecida Angeli dos Santos, o presidente da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - ABRAPEE, José Fernando Bitencourt Lômaco, a coordenadora científica da BVS-Psi, e presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP, Silvia Helena Koller, a presidente da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO – Cornélis Johannes van Stralen, a presidente da Sociedade Brasileira de Rorschach - ASBRo, Anna Elisa de Villemor Amaral, a presidente da Federação Nacional dos Psicólogos - FENAPSI, Etila Elane de Oliveira, o presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica – IBAP, Ricardo Primi, o representante do CFP, Marcus Vinícius de Oliveira Silva, a presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar – SBPH, Sílvia Maria Cury Ismael, a presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho – SBPOT, Mirlene Siqueira, a presidente da Associação Brasileira de Neuropsicologia – ABRANEP, Kátia Osternack Pinto, a coordenadora técnica da Maria Imaculada Cardoso Sampaio, e o vice-coordenador da BVS-Psi, André Serradas, para a discussão de assuntos referentes a   BVS-Psi.

Mariza iniciou a reunião agradecendo a presença de todos, e informando que seria necessário fazer a inversão da pauta da reunião do Fórum, para que a reunião do Comitê Consultivo da BVS-Psi pudesse acontecer no primeiro horário. Em seguida passou a palavra para Silvia Koller, que explicou a importância do Comitê Consultivo para a BVS-Psi e que, desde 2003, tem solicitado a inclusão desse item na pauta da reunião do Fórum, porém sem sucesso.

Embora os avanços da BVS-Psi não tenham sido prejudicados pelo fato de o Comitê Consultivo não ter se reunido nos últimos tempos, a participação efetiva deste é de extrema importância, uma vez que se trata do Fórum deliberativo da BVS-Psi. Reafirmou a necessidade de que o Comitê Consultivo se reúna, pelo menos, uma vez ao ano. Imaculada apresentou a Matriz de Responsabilidades da BVS-Psi, que demonstra as principais fontes de informação, uma breve descrição da natureza das mesmas, o status atual em relação à operacionalização e a instituição responsável pela coordenação de cada fonte.

A seguir passou-se para a discussão dos itens da pauta da BVS-Psi, a saber:

. Comitê Gestor - Proposta de criação do Comitê Gestor da BVS-Psi, responsável pelo preparo do planejamento estratégico e previsão orçamentária, a ser apresentado na plenária do CFP, em Outubro de 2005. Ficou acordado que o Comitê Gestor será composto pelos representantes da ANPEPP (Silvia Koller) , SBPD (Debora), CFP (Acácia), ABEP e SBD/IPUSP (Imaculada). O Comitê Gestor passa a ser o órgão responsável pela gestão administrativa da BVS-Psi, reunindo-se, no mínimo, três vezes ao ano para planejar e organizar as atividades da Biblioteca Virtual.
. Divulgação - O planejamento estratégico da BVS-Psi deve contemplar a participação da Biblioteca Virtual em todos os eventos da Psicologia brasileira e a criação de um sistema de divulgação continuada da Biblioteca Virtual, através de informes nos jornais dos conselhos, revistas de psicologia e demais espaços Psi. O Fórum deve incluir link da BVS-Psi em seus sites e promover a BVS-Psi em seus eventos e folhetos de divulgação.
. BVS-Psi - Pessoa Jurídica – O Comitê Consultivo foi informado sobre a possibilidade de ser criada a pessoa jurídica da BVS-Psi. Essa Associação ou Fundação BVS-Psi permitirá que a Biblioteca Virtual tenha autorização para administrar suas verbas e possa captar recursos diretamente com os órgãos do fomento. O estatuto deve, obrigatoriamente, assegurar a subordinação da BVS-Psi ao CFP, ao Fórum de Entidades e à Universidade de São Paulo. Essa regulamentação permitirá, também, o registro dos direitos autorais das fontes de informações construídas pela Biblioteca Virtual. O Sr. Pepe, gerente do CRP-SP e a Sra. Ivone, gerente do CFP, juntamente com a Consultoria Jurídica do CFP, estão estudando esta possibilidade.
. Repasse de verba do Fórum para auxílio na Manutenção da BVS-Psi - Discutiu-se a necessidade de mudança de atitude do Fórum em relação à manutenção da BVS-Psi. Imaculada explica que a expansão da Biblioteca Virtual, que culminou com a BVS ULAPSI, que nada mais é do que o modelo BVS-Psi aplicado para a América Latina, aumentou significativamente os custos para manutenção da BVS-Psi. Tanto é que o quadro de funcionários dedicados à Biblioteca Virtual vem se ampliando de forma contínua. Imaculada lembra que até 2003, haviam três pessoas dedicadas à BVS-Psi, sendo o quadro ampliado para seis pessoas em 2004, além do envolvimento cada vez maior da equipe do Biblioteca do IPUSP com as atividades da Biblioteca Virtual. Enfatizou que, praticamente, todos os funcionários da Biblioteca do IPUSP, têm alguma atividade destinada à BVS e que mesmo assim muitas atividades não são desenvolvidas no tempo desejado, como por exemplo, a revisão dos artigos indexados para a LILACS. Silvia explicou que a ANPEPP e a SBPD, desde 2004, repassam um valor para a BVS-Psi e que as demais entidades do Fórum devem se organizar para fazer esse repasse anual também.

O Prof. Fernando Lômonaco sugeriu que seja preparado um boleto anual a ser encaminhado a todas as entidades do Fórum, com o valor estipulado e a respectiva data de pagamento. Apresentou-se a possibilidade de se oferecer às entidades três opções de cotas, a exemplo do que acontece com a ULAPSI. Imaculada ficou responsável por fazer um levantamento dos custos da BVS-Psi em 2005, que deverá servir de parâmetro para a previsão orçamentária da Biblioteca Virtual em 2006. Os participantes da reunião aceitaram e concordaram com os termos da contribuição, reafirmando a relevância do projeto BVS-Psi para a Psicologia Latino-Americana. Acordou-se, também, que a ULAPSI deverá contribuir com a construção da BVS ULAPSI e, seguindo o modelo do Fórum, repassará parte da verba recebida das entidades para a Biblioteca Virtual da América Latina.

Os trabalhos foram finalizados, com as palavras da coordenadora do Fórum, reforçando a importância da BVS-Psi para a psicologia brasileira e latino-americana e reafirmando a necessidade urgente de regulamentação das relações desse espaço virtual do psicólogo.

Maria Imaculada Cardoso Sampaio
Coordenadora Técnica da BVS-Psi e BVS ULAPSI

BVS

BVS-Psi Brasil
Biblioteca Virtual de Psicologia (Brasil)

Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bl. C
05508-030 - São Paulo - SP - Brasil
Tel: (55 11) 2648-0363 / 3091-4391 - Fax: (55 11) 3091-4392
E-mail: bvs@bvs-psi.org.br