BVS-Psi Brasil

BVS Psicologia Brasil

Sobre a BVS-Psi Brasil

Ata da 5ª Reunião - março 2007

Ata da 5ª Reunião do Comitê da BVS Psicologia (1º/03/2007)

São Paulo, 01 de março de 2007 das 11h00 às 13h00
Local: Conselho Regional de São Paulo – CRP-SP

Introdução
A reunião teve como objetivo apresentar um breve relato dos avanços da BVS-Psi Brasil e BVS ULAPSI no ano de 2006 e discutir as propostas de trabalho para o ano de 2007. As ações dizem respeito às estratégias para a captação de recursos, assim como os novos projetos visando o desenvolvimento e expansão da Biblioteca Virtual de Psicologia.

Participantes, na ordem de assinatura da lista de presença: Roberta Azzi (ABEP), Marcos Ribeiro Ferreira (ABEP), Kátia Rubio (ABRAPESP), Wander C. M. Pereira da Silva (ABPMC), Leonardo Bastos Ferreira, Sonia Chiba (SOBRAPA), Carlos Nunes (IBAP), Ricardo Primi (IBAP), Maria Cristina Joly (ABRAPEE), Cornelis J. van Stralen (ABPP), Ana Mercês B. Bock (CFP), Odair Furtado (CFP), Kátia O. Pinto (ABRANEP), Mônica Giacomini (SBPH), Adriana Saba (ABOP), Geraldine Alves dos Santos (ASBRO), Ana Cristina Limonge, Fátima França (ABPJ), André Serradas (BVS-Psi), Antonio Marcos Amorim (IPUSP/BVS-Psi), Georgia Nomi (BVS-Psi) e Maria Imaculada C. Sampaio (BVS-Psi).

Pauta: Apresentação dos avanços em 2006, discussão e deliberação dos projetos para 2007.
Responsáveis: Maria Imaculada Cardoso Sampaio, André Serradas e Maria Cristina Joly.

      Em primeiro de março de dois mil e sete reuniram-se no Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, os integrantes do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira, membros da coordenação técnica da BVS-Psi e BVS ULAPSI, compondo o Comitê Consultivo da Biblioteca Virtual, sendo justificada a ausência da representante da BIREME, Patrícia Gaião.
    
      Ao chegar, a equipe da BVS-Psi foi gentilmente convidada a tomar assento, participando de algumas resoluções ao final da primeira parte da Reunião do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira, a saber:
      CONPSI 2007 – Participação da BVS-Psi com stand para capacitação do psicólogo e presença na mesa destinada ao Fórum.
      II Congresso Latino-Americano da ULAPSI – Cuba – 12 a 14 de setembro de 2007. Promoção pela BVS-Psi e ABECIP do II Encontro de Editores de Revistas Latino-Americanas de Psicologia. Reunião do Comitê Consultivo da BVS ULAPSI e Palestra sobre o estado da arte da BVS ULAPSI, preferencialmente na mesa destinada ao Forum. 

Maria Cristina Joly encerra a reunião do Forum e inicia a reunião do Comitê Consultivo da BVS-Psi.

APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS 2007

- Imaculada apresenta ao Comitê um breve panorama do estágio atual das principais fontes de informação da BVS_Psi e justifica a ausência, devido a uma reunião de urgência, da representante da BIREME, Patrícia Gaião e reafirma que a BIREME apóia as decisões e projetos da BVS-Psi.

- Marcos Ferreira explica aos participantes sobre a importância daquela reunião, pois são decisões importantes para serem tomadas pelo Comitê para que os projetos da BVS-Psi para 2007 sejam implementados. Pede então a Imaculada que resuma as apresentações do panorama da BVS-Psi e se aprofunde na parte de deliberação de projetos.

- Imaculada esclarece sobre o papel do Comitê Consultivo, Marcos Ferreira complementa com mais informações sobre a composição executiva da BVS-Psi e sua importância para a mesma, como a participação da BIREME, do CFP, do Forum e da USP.  Imaculada explica que está cada vez mais difícil separar a coordenação da BVS-Psi Brasil da BVS ULAPSI e que os benefícios que a Biblioteca trouxe ao psicólogo brasileiro estão sendo expandidos para a América Latina e que isso é um momento histórico na área. Enfatizando a importância do projeto BVS ULAPSI aponta que a já é possível perceber o impacto da Biblioteca Virtual, a partir das sonhadas citações cruzadas que começam a ser notadas nas revistas do PEPSIC, fazendo referência à revista Diversitas, publicada na Colômbia. Relata que, segundo André Serradas, que faz a marcação para o PEPSIC, o último fascículo da revista apresenta várias citações à artigos brasileiros, diferentemente dos fascículos anteriores, quando a BVS-Psi Colômbia ainda não havia sido lançada oficialmente. Outra ação importante da BVS-Psi foi o contato com o diretor da base de dados Clase (Citas Latinoamericanas en Ciências Sociales y Humanidades - UNAM) que vem culminando com um aumento expressivo do número de revistas indexadas na base de dados. As revistas brasileiras conseguiram um alto grau de qualidade, porém, por falta de conhecimento de muitos editores, não são submetidas à indexação nas bases de dados. Imaculada enfatiza que um dos papéis da ABECIP, idealizada pela BVS-Psi, é exatamente aproximar o editor dessas fontes e outras fontes de informação. Explica que a ação foi estendida às revistas latino-americanas o que representa aumento da visibilidade para o conhecimento gerado na região.

- Imaculada diz que a BVS-Psi Peru será lançada ainda no primeiro semestre deste ano e todos comemoram o avanço da BVS ULAPSI.

- O  Repositório de Acesso Aberto  foi o projeto que gerou maior polêmica. As dúvidas giraram em torno dos direitos cedidos às revistas, da duplicação de informações e da auditoria sobre o conhecimento publicado no repositório, uma vez que a proposta é de auto-arquivamento. André explica que o repositório é um meio de acesso aberto à produção de uma área ou instituição e que, no caso da BVS-Psi o auditor será o Comitê Consultivo, assim como os próprios usuários.

- Kátia Rubio pede mais explicações quanto a carta de seção de direitos autorais, André diz que grande parte das revistas já apresenta uma política que contempla o direito de publicar em repositórios institucionais.

- Devido ao grande número de questões levantadas pelos participantes, Cristina Joly sugere que o André encaminhe um informe sobre a política do movimento de Acesso Aberto para todos. Ana Cristina Limonge sugere que o informe seja publicado na BVS-Psi para eventuais consultas.

- Quanto à garantia da qualidade das produções depositadas, Imaculada sugere uma política bem definida em relação à auditoria das publicações do repositório. Fátima sugere um comitê para avaliá-las, como se fosse um Conselho Editorial de uma revista.

- Complementando, André diz que a escolha de um software que trabalhe com comunidades permitirá que cada uma delas crie sua própria política, de acordo com suas necessidades. Exemplificou com a criação da Comunidade ABEP, em que os membros da ABEP e a diretoria seriam os responsáveis por suas publicações.

- Marcos Ferreira explica que o assunto é polêmico e precisa de melhores reflexões e que o deveria ser tratado no Planejamento Estratégico.

- Imaculada apresenta os demais projetos da BVS-Psi Brasil: Diretório de Entidade de Psicologia, Loja Virtual, Entre na Rede, captação de recursos com parcerias dos cursos de graduação, pós-graduação e outras instituições. O objetivo é envolver todos os atores da psicologia na manutenção da Biblioteca Virtual, desonerando o CFP dos custos com a Biblioteca.

Ana Bock explica que os custos desta que é gerida pelo CFP, mas pertence a todos os CRPs e CFP. Houve, pra que esta verba pudesse ser utilizada pela BVS, a apresentação de um projeto e os CRPs e CFP juntos aprovaram a dotação orçamentária. Mas o limite desta verba é o projeto e o valor aprovado. Coloca sua preocupação em relação ao futuro da BVS-Psi e reafirma a importância de se buscar outras fontes de recursos que assegure a manutenção da Biblioteca Virtual, tanto brasileira, quanto à latino-americana.  O grupo decidiu que o assunto é demasiado relevante e que as ações devem ser preparadas no Planejamento Estratégico.

- Imaculada diz que a Newsletter já está sendo manutenção da BVS-Psi são subsidiados pelo CFP, que são retirados da conta revista, conta encaminhada e que está sendo feito um esforço para a utilização da metodologia da BIREME.

- Imaculada sugere que seja realizado o Planejamento Estratégico da BVS-Psi o mais rápido possível, para que seja garantida a manutenção da Biblioteca Virtual, independentemente das lideranças atuais. Esclarece que um projeto tão importante não pode ficar dependente da vontade e envolvimento de um grupo, mas sim deve garantir sua sobrevivência, sem importar a política assumida pelas entidades responsáveis.

-Para a BVS ULAPSI o principal projeto é a Jornada de Capacitação do Grupo de Trabalho Psicologia para a Consolidação da Biblioteca Virtual. Os objetivos da Jornada são:

Prover condições para que a BVS ULAPSI seja apresentada e construída em todos os países da América Latina.
Capacitar as equipes para a instalação, configuração e aplicação das metodologias da BVS, manutenção e utilização das fontes de informação.
Incentivar a citação cruzada entre os autores da região.
Capacitar o psicólogo na prática da Bibliometria, com ênfase em meta-análises.
Favorecer a geração da psicologia baseada em evidência.
Promover a visibilidade do conhecimento psicológico construído na América Latina

Essas ações deveriam culminar com o lançamento oficial e simultâneo da BVS ULAPSI em 2008.

- Ana Bock explica que a Jornada não foi aprovada na reunião do Conselho e, portanto, não haverá recursos para sua promoção. Imaculada esclarece que parte das ações definidas para a Jornada poderão ser levadas a cabo durante o Congresso da ULAPSI, em Cuba, principalmente no que diz respeito aos editores.

- Cristina Joly, pede para Imaculada encerrar as discussões para que se façam as deliberações.

DELIBERAÇÃO DOS PROJETOS

- Cristina Joly e Marcos Ferreira começam com a deliberação dos projetos e pedem aos participantes para darem sugestões, destaques e comentários.

* Destaque: Repositórios
Aprovada para delineamento do escopo no Planejamento Estratégico.

- Marcos complementa com a intenção de se criar a fonte: “Arquivo do pesquisador”, local onde o pesquisador poderá salvar suas pesquisas.

* Destaque: Diretório de Entidades
As entidades se dispõem a responder um questionário com os dados para atualização dos mesmos, a equipe BVS-Ps ficará encarregada de produzir o questionário e Cristina Joly irá encaminhá-lo aos membros.

* Destaque: Entre na Rede
Marcos Ferreira quer extinguir o Entre na Rede e propõe compatibilizar o CREPOP com o Entre na Rede, já que as duas bases possuem o mesmo propósito e não devem concorrer na mesma área. Aprovadas as resoluções: Negociar com o CFP para compatibilizar a base com a BVS-Psi.

* Destaque: Loja Virtual
Marcos Ferreira sugere que esse seja um dos itens do Planejamento Estratégico.

* Destaque: Captação de Recursos
Aprovada para inclusão no Planejamento Estratégico.

- Marcos Ferreira propõe a extinção do Comitê Gestor, pois o mesmo é desnecessário nesse momento para a Biblioteca Virtual. Cristina Joly lembra das dificuldades para se marcar uma reunião com todos os membros do comitê no final de 2006.  Ana Bock diz que com o fato da BVS-Psi ter apenas um financiador, a existência de um Comitê Gestor é ineficaz, pois todas as decisões tomadas entre seus membros esbarram na decisão final da parte financeira, no caso o CFP. A extinção do Comitê Gestor foi aprovada.

- Com a extinção do Comitê Gestor, Marcos Ferreira propõe a eleição de uma coordenadora científica para atuar juntamente com a coordenadora técnica.  Imaculada sugere o nome da Conselheira Acácia Aparecida Angeli dos Santos, que já faz a intermediação da BVS-Psi junto ao CFP e que tem facilitado muito o andamento dos trabalhos.  Acácia é  nomeada Coordenadora Científica  da BVS-Psi.

- No Planejamento Estratégico será repensada a estrutura organizacional da BVS-Psi que ampliou suas atividades e necessita de reorganização de sua estrutura funcional. A Gestão Financeira será um dos itens mais importantes a serem discutidos no Planejamento Estratégico.

* Destaque: Importância da BVS-Psicologia

- Marcos Ferreira exalta a importância da BVS- Brasil como instrumento de integração da Psicologia brasileira e seu importante papel na gestão da informação psicológica no Brasil e agora na América Latina. Aproveita para solicitar que os membros do Comitê participem mais efetivamente a gestão política da BVS ULAPSI, uma vez que a coordenação necessita de apoio neste sentido.

- Cristina Joly, como editora, exalta a importância do trabalho da BVS_Psi junto aos editores, assim como a disponibilidade da equipe em atender as demandas da comunidade.

Georgia Nomi – Assistente de coordenação da BVS-Psi Brasil e BVS ULAPSI
Maria Imaculada Cardoso Sampaio – Coordenadora da BVS_Psi Brasil e BVS ULAPSI

BVS

BVS-Psi Brasil
Biblioteca Virtual de Psicologia (Brasil)

Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bl. C
05508-030 - São Paulo - SP - Brasil
Tel: (55 11) 2648-0363 / 3091-4391 - Fax: (55 11) 3091-4392
E-mail: bvs@bvs-psi.org.br